Quais são os tipos de calvície?
Você está perdendo muitos cabelos? Saiba que a calvície é uma condição extremamente comum, mas não é apenas genética. Saber identificar quais são os tipos de calvície pode auxiliar não apenas no diagnóstico precoce como também no tratamento devido.
Separamos aqui um texto para explicar quais são os tipos de calvície e suas respectivas causas. Confira!
O que é calvície?
A calvície é a perda gradual, permanente ou passageira, dos cabelos. Os cabelos são importantes pois funcionam como proteção natural para o couro cabeludo, filtrando raios solares, protegendo contra altas e baixas temperaturas e mesmo contra pancadas.
Uma pessoa tem, em média, entre 100 a 150 mil fios de cabelo na cabeça. Contudo, esses fios não possuem um ciclo de vida sincronizado, funcionando como um mosaico. Isso significa que os cabelos normalmente não caem e nascem todos juntos. De modo geral, os fios crescem cerca de 0,35 mm todos os dias, e sua troca ocorre num período de até 5 anos.
É completamente normal perder por volta de 100 fios de cabelos todos os dias. No entanto, pacientes com calvície podem perder muito mais. A forma mais comum de saber se os seus fios estão diminuindo é visualmente, notando falhas ou que é necessário apertar mais o elástico para prender os cabelos. Os “sintomas” são diferentes de acordo com o tipo de queda, por isso a importância de saber quais são os tipos de calvície
Quais são os tipos de calvície mais comuns?
Os tipos de alopecia que mais atingem a população, são:
● Alopecia areata
● Alopecia androgenética
● Alopecia difusa
Saiba um pouco mais sobre quais são os tipos de calvície comuns:
Alopecia areata
Essa alopecia não possui causa conhecida. É comum que se apresente como círculos redondos no couro cabeludo, mas pode se manifestar em outras zonas do corpo. Apesar de sua causa exata não ser conhecida, sua manifestação é muito relacionada ao estresse, afetando homens e mulheres de todas as idades. Em casos raros, pode levar a perda total de cabelo, mas em geral os fios voltam a crescer.
Alopecia androgenética
Este é o tipo mais comum de calvície, correspondendo a cerca de 90% dos casos atendidos em clínicas e consultórios dermatológicos. Este tipo de alopecia se apresenta através da perda de cabelos no topo e na frente da cabeça, normalmente sobrando fios apenas nos lados e na nuca, ou na linha média, no caso das mulheres. É associada ao quão sensível cada indivíduo é ao estímulo androgênico (testosterona). Sua causa é genética e normalmente começa a se manifestar após a adolescência de forma progressiva, por isso precisa ser tratada o mais cedo possível.
Alopecia difusa
A alopecia difusa (ou eflúvio telógeno) é caracterizada pela perda progressiva e aguda de cabelo após intenso estresse emocional, doenças, processo de parto entre outras causas. Neste tipo de alopecia o cabelo se desprende do couro cabeludo com facilidade. Este tipo de calvície não causa a perda total dos cabelos, mas torna-os mais escassos. Suas principais causas são:
● Endócrinas: desencadeada por hipertiroidismo ou hipotiroidismo;
● Medicamentosa: causada por medicamentos como os anticoagulantes, psiquiátricos, anticonceptivos orais, etc.
● Nutricional: uma má alimentação pode desencadear a alopecia difusa, pois torna o cabelo seco e frágil, ocasionando quebras e até perda de coloração.
Existem vários tratamentos possíveis, dependendo de quais são os tipos de calvície que o paciente apresenta. Normalmente, são receitados medicamentos medicamentos sistêmicos e/ou tópicos que podem ser associados a outras técnicas de tratamento.
Para isso, é necessário sempre consultar um médico dermatologista para receber o diagnóstico e tratamento adequado. Se você já sofre com a calvície, saiba que ainda pode se beneficiar com o transplante capilar. Encontre clínicas próximas a você!