Saiba exatamente o que esperar após o Transplante Capilar!
Quer saber mais sobre o que deve esperar após o transplante capilar? Saiba que esse procedimento é uma solução eficaz e relativamente simples para quem sofre de calvície.
Tomando os devidos cuidados antes e depois da operação, o transplante capilar pode ajudar na melhora da auto-estima, trazendo uma estética mais harmoniosa para o rosto em apenas seis meses. Após um ano o resultado se torna completamente visível e permanente.
O que esperar após o Transplante Capilar?
A cirurgia de transplante capilar é relativamente simples, sendo utilizada uma combinação de anestesia local e sedativos. O procedimento leva algumas horas, e o paciente permanece um curto período em observação, normalmente sendo liberado no mesmo dia.
Antes de receber alta e poder ir para casa, a equipe médica passará algumas orientações. São cuidados que será preciso tomar para que o procedimento seja um sucesso e a cicatrização ocorra bem. Por isso, saiba o que esperar após o transplante capilar:
A medicação do pós operatório pode incluir analgésicos e anti-inflamatórios para maior conforto do paciente. Medicações de uso contínuo devem ser mantidas, como remédios para diabete, por exemplo.
Durante a primeira semana após a cirurgia, enrole uma toalha macia e coloque sob a nuca ao deitar, para evitar que a cabeça apoie diretamente no travesseiro.
Se surgir inchaço, coloque uma compressa gelada na testa. É imprescindível também manter a devida higiene de toalhas e fronhas e lavar bem as mãos ao tocar nos fios implantados.
É importante que o paciente evite esforços e mantenha-se bem hidratado. Recomenda-se também que mantenha uma dieta leve, evitando sal e gordura em excesso.
Lave sempre os cabelos, mantendo a cabeça limpa diariamente, seguindo as instruções dadas pela equipe médica, evitando jatos muito fortes de água ou muito quentes e utilizando o shampoo recomendado e a técnica indicada. Não remova as “casquinhas” que irão se formar durante a cicatrização da área transplantada.
O paciente pode voltar ao trabalho após três ou cinco dias da cirurgia, dependendo do esforço físico que exerça durante a jornada. Após mais ou menos duas semanas do transplante capilar, os pontos já devem ter sido retirados, podendo voltar a uma rotina mais normal de lavagem dos cabelos.
Coceira e queda dos fios é de se esperar após o transplante capilar?
Entre sete e quinze dias depois do procedimento, é comum que surja coceira. Isso acontece devido aos mediadores químicos produzidos durante a cicatrização. A coceira deve passar sozinha após algum tempo, portanto evitar passar no local.
Se a coceira estiver muito intensa, tente dar leves “tapinhas” na área ou utilize pomada recomendada pelo médico. Certifique-se de enxaguar a cabeça de maneira adequada, pois o excesso de resíduo do xampu pode aumentar a coceira.
Após dois meses, o procedimento não deve mais ser aparente e o paciente já pode voltar a tomar banho de piscina e mar e praticar esportes, bem como exercícios mais puxados.
Por volta desse período os fios transplantados devem cair, sendo substituídos por novos fios. A queda de cabelos e de se esperar após o transplante capilar e não significa problema no procedimento! É permitido usar chapéu ou bonés desde que sejam largos e estejam limpos.
O procedimento estará completo após 6 meses, podendo levar até um ano após a cirurgia para que os fios cresçam de maneira satisfatória. A quantidade de cabelos varia muito de pessoa para pessoa, levando em consideração fatores como depende dos cuidados com o couro cabeludo, idade, etc. Às vezes, transplantes futuros podem ser necessários.
Seguir corretamente as instruções da equipe médica no pós operatório do transplante capilar ajuda no processo de recuperação e garante maior sucesso ao procedimento.
Tem mais dúvidas sobre o transplante capilar? O site Meu Tratamento Capilar traz todas as informações que você precisa, incluindo dicas e clínicas confiáveis. Visite e saiba mais!