Você sabe o que é Alopécia? Não? Tudo bem, nós vamos te explicar o que é, as causas e os tratamentos para essa condição nesse conteúdo.
Então, continue acompanhando.
Primeiramente, a alopécia se caracteriza por causar perda de uma área do cabelo, ou perda total do cabelo. Alopécia, também conhecida como calvície, é a perda de cabelo em parte da cabeça ou do corpo.
Entretanto, na maioria dos casos, a perda afeta pelo menos a cabeça. Aliás, tanto os homens quanto as mulheres podem desenvolver a calvície, em diferentes idades.
Inclusive, existem diferentes tipos de alopécia que estão relacionados com as suas causas. Os tipos de alopécia existentes são:
É a perda permanente do cabelo, causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea, e por isso é mais frequente nos homens.
Causada pelo hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou por traumatismos na cabeça;
Causada por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos;
Esse tipo de Alopécia que se caracteriza por um período em que o cabelo cai naturalmente, porém, quando este mecanismo se encontra desregulado, pode haver um período maior de queda de cabelo, que geralmente responde bem aos tratamentos clínicos.
Além disso, a alopecia pode acontecer como consequência do uso de medicamentos, como por exemplo, os medicamentos utilizados no tratamento para o câncer.
A queda de cabelo é um resultado de outros fatores que podem estar acontecendo com você. Por isso, o primeiro passo é identificar o que está causando essa queda de cabelo.
Assim, poderá tratar o problema de maneira adequada e eficaz. A Alopecia Multifatorial, por exemplo, não se justifica por apenas um único problema, existem mais fatores envolvidos na queda de cabelo.
Aqui estão algumas causas:
A calvície também pode ser hereditária. Nesse caso, o hormônio que pode causar a queda é passado de geração em geração, ele afina o cabelo e impede o seu desenvolvimento, tanto em homens quanto em mulheres.
Faltas e excessos de vitaminas e minerais podem causar a queda de cabelo também.
Assim, é extremamente comum a falta de ferro, principalmente nas mulheres. O excesso de vitamina A pode estar gerando a queda de cabelo.
Em vista disso, é importante solicitar um exame em que é possível verificar cada componente que está em falta ou em excesso no organismo.
Enfim, existe também a questão da quebra do cabelo, geralmente acontece quando a pessoa faz algum procedimento estético no cabelo, como escova, progressiva, tintas.
Por fim, é recomendando fazer uma avaliação com um médico dermatologista especializado na área. Assim, o diagnóstico será feito da maneira mais adequada.